- 11 2909-1166
- 11 94505-2446
O furo direcional é um método moderno, não destrutivo e que utiliza alta tecnologia para realizar projetos de instalação de tubos subterrâneos. Leia mais!
O furo direcional é uma tecnologia de ponta, uma técnica ideal para a realização de travessias subterrâneas. Por se tratar de um método não destrutivo, esse tipo de perfuração é uma grande aliada nas obras, principalmente para as grandes cidades, não sendo necessário interromper o fluxo das vias e impactando minimamente a rotina das pessoas.
As escavações realizadas pelo método tradicional trazem um impacto negativo na vida das pessoas, com interrupções no trânsito de veículos e de pedestres, além de impactos no meio ambiente e no pavimento local que, após as alterações sofridas pelos recortes, não recebem um reparo adequado, apresentando em pouco tempo rachaduras e buracos.
Várias empresas utilizam o furo direcional para o cabeamento de suas redes, como as de telecomunicações, as companhias de água e esgoto, de gás, dentre outras. Cada vez mais essas empresas têm procurado os serviços de furo direcional tanto para as instalações quanto para manutenções de seus cabos subterrâneos
O furo direcional é uma técnica de perfuração do solo para a instalação ou manutenção de dutos subterrâneos. O tipo de duto mais comum é o PEAD, um tipo de polímero atóxico, impermeável e resistente, mas também podem ser usados tubos de aço inoxidável.
Realizada por meio de maquinário especial, a perfuração no solo é feita de forma horizontal, permitindo a navegação entre os furos.
Basicamente, são três etapas na execução dessa técnica: o furo piloto, o alargamento do furo e a instalação do tubo.
O furo piloto é a abertura de um pequeno diâmetro, iniciado na superfície e que segue até a profundidade escolhida - de forma inclinada. Ao atingir a profundidade desejada, ele seguirá na horizontal pelo tamanho determinado no projeto e saíra por um outro furo.
Esse caminho é feito por uma broca de perfuração, com sistema de direcionamento monitorado por sensores eletromagnéticos. Esses sensores indicam tanto a profundidade quanto a direção, fazendo um alinhamento perfeito.
Na segunda etapa é feito o alargamento do furo. Após a perfuração, a broca é removida e substituída por um alargador que tem por finalidade aumentar o diâmetro do furo de acordo com o diâmetro da tubulação escolhida. O alargamento diminui os atritos quando os tubos forem puxados.
Nesta última etapa, uma articulação móvel é fixada entre a tubulação e o alargador para puxar o duto e evitar a sua rotação.
Eficiência e agilidade são as principais vantagens do furo direcional. Essa técnica é a mais apropriada para o assentamento de tubulações subterrâneas, usada com máxima eficácia nas travessias de poços, construções diversas e rodovias, sendo uma grande aliada dos serviços públicos e também de empresas privadas, seja para redes novas ou para expandir as já existentes.
Como este método não é destrutivo e causa pouco ou nenhum transtorno, é o mais indicado quando se deseja uma obra limpa e de poucos impactos ambientais e sociais.
Ainda tem alguma dúvida sobre o furo direcional? Entre em contato conosco e conheça mais os nossos serviços!