- 11 2909-1166
- 11 94505-2446
Instalações de gás com vazamentos podem trazer sérios riscos às pessoas e ao local. Por isso, confira as principais causas e os cuidados que se deve ter com as instalações de gás.
Usar gás encanado possui várias vantagens e as mais importantes são a constância no fornecimento, a não necessidade de armazenar botijões de gás no local e maior segurança, devido o gás natural ser mais leve que o ar. Para garantir os benefícios do projeto é preciso que ele seja bem elaborado, feito por empresas capacitadas e profissionais especializados no assunto.
Se as redes de gás forem projetadas e as obras executadas de maneira imprópria, resultados graves e problemas sérios podem aparecer, como contaminação do ar e até explosões. Quando é feita de maneira correta, seguindo as normas técnicas obrigatórias, é uma solução segura e proporciona conforto aos usuários.
Instalações com vazamentos podem causar sérios danos às pessoas, além dos prejuízos financeiros, já que a conta aumenta bastante quando existem vazamentos nos encanamentos. O gás é uma substância inflamável e uma simples faísca pode gerar o risco de incêndios e de explosões.
Por isso, neste artigo vamos te mostrar as principais causas do vazamento em encanamentos e quais são os cuidados que se deve ter ao suspeitar de vazamentos. Continue a leitura!
Nas instalações antigas eram usados canos de aço galvanizado ou ferro fundido que enferrujam com mais facilidade, abrindo fissuras que são causas de muitos vazamentos. A ABNT indica o uso de canos de cobre ou multicamadas, para distribuição do gás.
Quando reformas são executadas é preciso se atentar para certos cuidados para não danificar os encanamentos ou então alterar a ventilação no local.
Abraçadeiras, válvulas e mangueiras devem ser trocadas a cada cinco anos. Ao comprar novas peças, escolha as que tenham certificação do Inmetro e compre de empresas sérias e credenciadas. O botijão precisa estar conservado, sem danos na sua estrutura como amassados ou ferrugens. No gás canalizado é utilizado flexíveis de cobre nos medidores e nos fogões.
O aquecedor a gás deve ser instalado em lugares sem fortes correntes de ar. As correntes de ar podem apagar as chamas e o gás ficar vazando. Revise as instalações a cada dois anos e use sempre peças originais.
Alguns cuidados são importantes em casos de suspeitas de vazamento em encanamentos para se evitar o pior. São eles:
Procure uma empresa qualificada para fazer o teste de estanqueidade para verificar se há vazamentos e adotar as medidas necessárias.
Entre em contato conosco e mantenha a segurança do seu lar! Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nossos serviços. Estamos à disposição para atendê-lo!