- 11 2909-1166
- 11 94505-2446
Um documento imprescindível para atestar e garantir a segurança do seu condomínio é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB. Entenda mais sobre ele!
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que certifica que determinados locais estão seguindo as normas de segurança contra incêndios.
Em diversos estados este laudo é obrigatório para determinados locais que comportam um certo número de pessoas, como é o caso dos condomínios. Afinal, não dá pra brincar com a segurança de pessoas e animais em caso de incêndios e o documento ainda é uma tranquilidade para o síndico.
Não é incomum vermos nos noticiários casos de espaços que têm suas estruturas destruídas e até vidas perdidas quando atingidos por um incêndio. E muitos desses casos acontecem pela falta de manutenção e descumprimento das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros.
Quando o condomínio cuida de providenciar o AVCB, o síndico está provando que as obrigações de segurança foram avaliadas e estão de acordo com as normas exigidas. Além disso, condomínios que deixam de cumprir essa obrigação estão sujeitos a advertências e multas.
O principal objetivo do Auto de Vistoria do Corpo Bombeiros - AVCB é garantir a proteção do local em casos de incêndios, porém, essa não é a única razão. Alguns condomínios optam por não providenciar o documento alegando questões financeiras, mas o prejuízo pode ser maior em caso de incêndio, já que, além do risco de acidentes e mortes, o seguro pode se recusar a ressarcir se o condomínio não tiver a documentação.
Outra questão importante é que nesses casos, de acidentes ou mortes por incêndio, o síndico pode ser indiciado e terá que responder civil e criminalmente pelo ocorrido. No caso de o condomínio ter o laudo e este não estiver vencido, ele vai atestar que as vistorias periódicas foram feitas, inclusive em equipamentos, e que tudo estava dentro das normas exigidas.
Pelo fato de ser um documento obrigatório, isso faz com que o condomínio esteja, periodicamente, fazendo a manutenção dos equipamentos de segurança contra incêndios, verificando se estão funcionando e, assim, garantindo que, em caso de incêndio, eles realmente possam ser usados adequadamente.
Contar com a ajuda de uma empresa especializada é imprescindível, uma vez que é necessário que o condomínio tenha um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico e reúna outros tantos documentos.
Também é de fundamental importância ter alguns equipamentos de segurança em funcionamento perfeito, entre eles os extintores de incêndio, tubulações, válvulas e equipamentos de gás encanado, luzes de emergência, além de o condomínio ter bem sinalizadas todas as saídas de emergência.
Um dos documentos exigidos para a emissão do laudo é a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um documento que atesta a responsabilidade técnica pelas instalações de gás, garantindo que elas tenham sido feitas por profissionais habilitados, dentro das normas exigidas e em pleno funcionamento, sem vazamentos.
Agora que você já sabe a importância do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, entre em contato conosco para manter o seu condomínio regularizado!