- 11 2909-1166
- 11 94505-2446
O teste de estanqueidade é imprescindível para garantir a segurança dos sistemas de tubulações que transportam líquidos e gases. Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o teste de estanqueidade!
O teste de estanqueidade é um método utilizado para examinar todo o sistema de tubulações para garantir que não há nenhum vazamento no local e encontrar alguma irregularidade, como validade dos flexíveis, locais confinados ou válvulas soltas e envelhecidas.
É um procedimento onde o profissional responsável deverá atender às exigências da NBR 15.526, norma desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que estabelece os requisitos para o projeto de execução das redes de gás.
A norma referente às redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais, determina que a realização de inspeção das tubulações de gás deve ser realizada em períodos de, no máximo, 12 meses ou conforme a definição da autoridade competente, podendo variar para menos em casos de possíveis vazamentos, onde a inspeção da rede de distribuição interna deve ser realizada imediatamente e com o devido reparo.
Durante a inspeção, deve-se registrar os resultados e as tarefas a serem executadas para que seja mínima a possibilidade de ocorrência de falhas dos componentes do sistema.
O teste de estanqueidade deve ser parte do calendário de manutenção de um imóvel e o responsável pela administração do condomínio deve garantir que ele seja feito periodicamente. Caso haja um descumprimento da legislação, o responsável pelo empreendimento estará responsável legalmente por quaisquer problemas e danos causados por alguma falha no funcionamento do sistema e, em casos de fiscalização, estará sujeito a multas e indenizações.
O teste de estanqueidade, além de ser obrigatório, é essencial para evitar acidentes que podem ser fatais e também prejuízos materiais. Saber se as tubulações possuem algum vazamento é a melhor forma de prevenir, pois o vazamento de gás é silencioso e invisível e, quando se torna perceptível, pode ser tarde demais.
A sua realização deve ser feita por profissionais treinados e com equipamentos capazes de detectar qualquer tipo de vazamento, mesmo os mais pequenos. O processo é feito da seguinte forma:
É introduzido o ar comprimido via pressurização na tubulação que será testada;
Se a pressão permanecer constante, significa que as condições da tubulação estão perfeitas. Caso haja alguma oscilação, é necessário localizar o vazamento e fazer o reparo imediatamente.
Logo após, é preciso gerar os laudos certificando de que a avaliação foi realizada e informando quais são as condições das tubulações.
Agora que você já sabe a importância do teste de estanqueidade, entre nosso site e conheça nossas soluções. A Conexão é uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado e é especialista no assunto. Será um prazer atender você!