- 11 2909-1166
- 11 94505-2446
O uso seguro do gás nas residências é fundamental para evitar acidentes e tragédias. Leia nosso post e conheça as principais dicas a respeito!
O conforto precisa estar aliado ao uso seguro do gás para proporcionar às famílias qualidade de vida.
O gás facilita a vida das pessoas que eram obrigadas, não faz muito tempo, a buscar na natureza materiais como madeira e carvão para preparar alimentos, aquecer a água e a temperatura ambiente.
As dificuldades eram grandes e os esforços para a preparação dos alimentos exigiam bastante tempo.
Com a chegada dos botijões de gás, tudo ficou mais simples, bastando apenas um comando no fogão para que o fogo esteja disponível e seja possível a realização de diversas atividades.
Nesse post apresentamos dicas importantes para o uso seguro do gás em sua residência. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!
Gás é um dos estados da matéria.
O gás de cozinha, como é conhecido o GLP (gás liquefeito de petróleo), possui uma queima limpa, com uma baixa emissão de poluentes.
É uma das frações mais leves do petróleo e uma das melhores opções para ser utilizado em residências para a preparação de alimentos e no aquecimento de água e ambientes.
O gás liquefeito é encontrado no seu formato gasoso quando na atmosfera, no entanto, para o envasamento de botijões, ele é mantido na forma líquida e sob pressão.
Outro tipo de gás, também utilizado em residências, é o natural, no entanto, ele está disponível normalmente em grandes cidades e é utilizado para alimentar prédios mais modernos.
O gás natural não utiliza botijões e é oferecido através de encanamentos, em um sistema parecido com o fornecimento de água.
Dentre os cuidados para o uso seguro do gás, destacamos algumas dicas que protegem o seu ambiente e evita acidentes, são elas:
A mangueira que transporta o gás do botijão ao fogão não pode sofrer remendos ou possuir extensões.
Precisa medir no máximo 80 centímetros, não deve ficar esticada e nem posicionada atrás do fogão, evitando o calor e danos no material, que podem causar vazamentos.
Os equipamentos e aparelhos a gás não podem ser instalados próximos a materiais inflamáveis, tais como:
Esse procedimento evita que o calor ou faíscas produzidos pelo fogo possam causar incêndios e sérios prejuízos.
Os botijões de gás não podem ficar guardados em locais fechados sem circulação de ar, portanto, para protegê-lo em ambientes externos, providencie um abrigo arejado, onde exista espaço para o botijão, registro e a mangueira e furação adequada para escape em caso de vazamento.
Dentre o uso seguro do gás, um dos cuidados que mais exigem atenção é a distância que esse produto, seja ele encanado ou através de botijões, deve ter de produtos inflamáveis passíveis de explosões, como:
Não permita que crianças tenham acesso e mexam nos aparelhos de gás (reguladores) ou nos botijões.
Se sua residência ficar fechada por alguns dias, é aconselhável que o registro de gás seja fechado e os aparelhos desligados.
Sempre que houver a troca dos botijões, faça testes para verificar se existe vazamento, ou seja, utilize sabão e verifique se o pino que é ligado na boca do botijão está instalado adequadamente.
Nos casos de vazamento, bolhas são formadas, quando, então, o registro deverá ser retirado e reinstalado da forma correta.
Para as instalações de gás, conte sempre com profissionais qualificados que conhecem os processos e garantem segurança a sua família.
Existem leis e normas técnicas desenvolvidas para que acidentes sejam evitados, portanto, é fundamental que em sua casa esses cuidados também sejam tomados.
Agora que você já sabe como fazer uso seguro do gás, continue conosco e leia nosso post que apresenta o gás em condomínios: quais são as regras!